top of page

Turismo foi responsável por 45% dos empregos perdidos em 2020 no Brasil

Glauber Santos | USP


O setor de turismo perdeu 384 mil postos formais de trabalho em 2020, quantidade que corresponde a 45% do total de vagas fechadas na economia brasileira até agosto. A perda nas atividades características do turismo (ACTs) foi de 19% do total de postos. A redução percentual é mais de 10 vezes superior à da economia como um todo, que foi de 1,8% no período. No início do ano, as atividades características do turismo (ACTs) empregavam 4,4% dos trabalhadores formais no Brasil, caindo para 4,0% ao final de agosto. Apesar do número total de empregos da economia ter começado a se recuperar a partir de julho, a queda no turismo não parou. Em agosto, o número de demissões no setor superou o de contratações em 17 mil.



Dentre as atividades características do turismo, os serviços de alimentação foram os mais atingidos em termos absolutos, com perda de 236 mil postos formais de trabalho. Em termos relativos, a atividade mais impactada foi o agenciamento de viagens. As 20 mil vagas fechadas em agências e operadoras representam 29% do total de empregos formais que existiam no segmento no começo do ano. Na hospedagem, foram fechadas 75 mil vagas, o equivalente a 25% do total. No transporte rodoviário, foram 28 mil demissões (14% do total). Já no transporte aéreo, apesar das demissões terem ganhado escala somente a partir de julho, até o fim de agosto elas já acumulavam 8 mil, o que equivale a 13% do total de empregos no setor.


As estatísticas do turismo foram estimadas pelo Grupo de Pesquisa em Economia do Turismo da Universidade de São Paulo a partir de dados do Novo CAGED e da RAIS. Para facilitar o acesso aos dados, o grupo lançou um dashboard inédito que permite a análise da situação do emprego no turismo de maneira atualizada, detalhada e dinâmica. O interessado pode consultar as estatísticas por atividade econômica, unidade da federação e período. O dashboard está disponível aqui.


162 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page