Labor Movens

Sobre o Grupo

Labor Movens: Condições de trabalho no turismo

O “Labor Movens - Condições de Trabalho no Turismo” nasceu em abril de 2020 como um Grupo de Estudos e Pesquisas, vinculado à Universidade Federal do Tocantins e coordenado pela Professora Angela Teberga.  

E-mail para contato: grupo.estudos.ctt@gmail.com

OBJETIVO GERAL:

Estudar a força de trabalho no turismo e analisar as manifestações de precariedade do trabalho no setor.

 


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Iniciar os estudos em economia política e possibilitar o desenvolvimento de uma visão crítica sobre o sistema econômico vigente;

  • Propiciar elementos para análise do mundo do trabalho a partir da abordagem teórica da sociologia do trabalho;

  • Discutir o neoliberalismo enquanto sistema de acumulação dominante no mundo capitalista atual e suas implicações no mundo do trabalho;

  • Caracterizar as formas de trabalho no setor do turismo e relacionar a exploração do trabalho com aspectos do trabalho no turismo.

COORDENAÇÃO

Angela Teberga de Paula é doutoranda em Turismo e Hospitalidade pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Mestre em Turismo pela Universidade de Brasília (UnB). Bacharel em Turismo pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora Assistente na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Pesquisadora da Alba Sud (Barcelona/Espanha). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas para o Trabalho (GEPT/UnB). Trabalha com os temas: trabalho no turismo, turismo e trabalho precário, turismo e escravidão contemporânea.

  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram